Internacional
Explosão de gás, incêndio nos últimos andares do prédio de apartamentos de Nova York mata 1, fere 14
Uma explosão de gás fez com que o fogo corresse pelos últimos andares de um prédio de apartamentos na cidade de Nova York no início do sábado, matando uma pessoa e ferindo outras 14 enquanto as temperaturas caíam nos dígitos únicos durante a noite, disseram autoridades.
Os bombeiros responderam pouco antes das 12h30 ao prédio de 17 andares no Bronx, onde as pessoas foram vistas inclinadas para fora das janelas pedindo ajuda enquanto as chamas envolviam partes dos últimos andares, disseram autoridades.
O chefe de departamento John Esposito disse que os bombeiros estavam investigando relatos de um odor de gás nos andares 15 e 16 quando ocorreu a explosão. Ele disse que houve grandes danos estruturais em cerca de uma dúzia de apartamentos e incêndios em 10 apartamentos nos andares 16 e 17.
As autoridades não divulgaram imediatamente informações sobre a pessoa que morreu. Outra pessoa ficou gravemente ferida, cinco tiveram ferimentos graves e oito tiveram ferimentos leves, disseram autoridades.
As autoridades disseram que o prédio estava passando por reformas e que as obras do sistema de gás natural haviam sido concluídas e inspecionadas. A causa da explosão estava sob investigação. O prédio era anteriormente administrado pela Autoridade Habitacional da cidade de Nova York, mas está sob gestão privada desde 2024, disseram autoridades municipais.
"É uma tragédia incrível. Estamos enviando todos os nossos pensamentos para as famílias envolvidas", disse Leila Bozorg, vice-prefeita de habitação e planejamento, em entrevista coletiva matinal.
O prefeito Zohran Mamdani disse que todos os serviços públicos do prédio foram fechados e que todos os 148 apartamentos desocuparam. As autoridades montaram um centro de recepção para os moradores deslocados em uma escola próxima, e a Cruz Vermelha Americana estava lá para ajudar a fornecer moradia e outras necessidades.
“Como você pode imaginar, esta tem sido uma manhã profundamente assustadora e devastadora para eles", disse Mamdani em uma coletiva de imprensa na tarde de sábado. "Eles não estão sozinhos. Nossa cidade ficará ao lado deles e fará tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudá-los a se reerguer.”
A Cruz Vermelha informou que registrou mais de 100 domicílios e 305 pessoas, incluindo 89 crianças, para ajuda de emergência até o início da tarde de sábado.
Mais de 200 equipes de bombeiros e de emergência trabalharam no local, de acordo com o corpo de bombeiros. Quando a explosão ocorreu, alguns bombeiros ficaram presos brevemente em um elevador, disseram autoridades.
“Houve ferimentos. Foi uma noite muito, muito difícil em uma noite muito fria, o que causou ainda mais dificuldade", disse a Comissária de Bombeiros, Lillian Bonsignore.
Cerca de meio milhão de nova-iorquinos vivem em edifícios envelhecidos administrados pela autoridade habitacional da cidade, conhecida como NYCHA, que é a maior do país.
Muitos dos imóveis datam das décadas de 1940, 1950 e 1960. Em 2019um monitor federal foi nomeado para resolver problemas crônicos como tinta de chumbo, mofo e falta de calor. Quando encerrou seu mandato de cinco anos em 2024, o monitor, Bart Schwartz, anotado que a questão geral para os moradores permaneceu o estado físico ruim de “dos edifícios da NYCHA.”
Em outubro, uma enorme chaminé de tijolos que sobe 20 andares na lateral de um prédio de apartamentos da autoridade habitacional no Bronx desabou após uma explosão, enviando toneladas de destroços despencando no chão mas surpreendentemente não ferindo ninguém. Funcionários ligaram a uma caldeira de gás natural.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro terão isenção do imposto