Internacional

Um homem-bomba ataca no noroeste do Paquistão e mata 7 pessoas

Por Associated Press 24/01/2026
Um homem-bomba ataca no noroeste do Paquistão e mata 7 pessoas
Voluntários transportam uma vítima ferida de atentado suicida em um casamento, sexta-feira, 23 de janeiro de 2026, em um hospital em Dera Ismail Khan, Paquistão. - Foto: AP/Kashif Naveed

DERA ISMAIL KHAN, Paquistão (AP) — A homem-bomba detonou um colete explosivo entre os convidados de uma cerimônia de casamento no noroeste do Paquistão na sexta-feira, matando pelo menos sete pessoas e ferindo 25, informou a polícia.

O ataque ocorreu na casa de Noor Alam Mehsud, um líder comunitário pró-governo em Dera Ismail Khan, um distrito na província de Khyber Pakhtunkhwa, disse o chefe de polícia local Adnan Khan. Ele disse que os policiais transportaram as vítimas para um hospital, onde alguns dos feridos estavam listados em estado crítico.

A cerimônia estava em andamento, com os convidados dançando ao som de tambores, quando o homem-bomba atacou.

Nenhum grupo assumiu imediatamente a autoria do ataque. No entanto, é provável que a suspeita recaia sobre o Talibã paquistanês, também conhecido como Tehrik-e-Taliban Paquistão ou TTP, que realizaram inúmeros ataques no país nos últimos anos. O grupo é separado, mas aliado ao Talibã afegão.

A TTP tem sido encorajada desde que o Talibã afegão voltou ao poder no vizinho Afeganistão em 2021, quando as tropas dos EUA e da OTAN deixaram o país após 20 anos de guerra. Muitos líderes e combatentes do TTP encontraram santuários no Afeganistão desde a tomada do poder pelo Talibã naquele país.