Internacional
Rússia ataca Ucrânia antes do segundo dia de negociações de paz entre EUA e ambos os países
KIEV, Ucrânia (AP) — Os ataques russos à Ucrânia mataram pelo menos uma pessoa e feriram 31 durante a noite até sábado, quando negociadores da Ucrânia, Rússia e Estados Unidos se reuniriam nos Emirados Árabes Unidos para uma reunião segundo dia de palestras para acabar com o quase da Rússia invasão em grande escala de quatro anos.O.
Uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas em ataques de drones russos à capital ucraniana, Kiev, de acordo com o chefe da Administração Militar da cidade de Kiev, Tymur Tkachenko.
Na segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, os ataques de drones feriram 27 pessoas, disse o chefe regional de Kharkiv, Oleh Syniehubov, neste sábado.
Os ataques vieram como enviados eram esperados encontrar em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, para um segundo dia de palestras no sábado. As negociações são o primeiro caso conhecido de que autoridades do governo Trump se sentaram com os dois países como parte da pressão de Washington para que o progresso acabasse com o de Moscou Invasão 4-year-old.O.
O Ministério das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos disse que as negociações fazem parte dos esforços “para promover o diálogo e identificar soluções políticas para a crise.” A Casa Branca descreveu o primeiro dia de sexta-feira como produtivo.
Após os últimos ataques, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, criticou o presidente russo Vladimir Putin sobre a investida.
“Cinicamente, Putin ordenou um brutal ataque maciço de mísseis contra a Ucrânia, enquanto as delegações estão se reunindo em Abu Dhabi para avançar no processo de paz liderado pela América,” Sybiha escreveu no X. “Seus mísseis atingiram não apenas nosso povo, mas também a mesa de negociação.”
Houve uma enxurrada de atividades diplomáticas nos últimos dias, da Suíça ao Kremlin, mesmo que sérios obstáculos permaneçam entre ambos os lados.
Enquanto o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy disse em Davos, na Suíça, na quinta-feira que um possível acordo de paz estava “quase pronto,” certos pontos sensíveis de aderência —, principalmente aqueles relacionados a questões territoriais —, permanecem sem solução.
Poucas horas antes do início das negociações de três vias, Putin discutiu um acordo da Ucrânia com os EUA. Os enviados do presidente Donald Trump, Steve Witkoff e Jared Kushner, durante a maratona de negociações noturnas. O Kremlin insiste que, para chegar a um acordo de paz, Kiev deve retirar suas tropas das áreas no leste que a Rússia anexou ilegalmente, mas não capturou totalmente.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro