Internacional
Califórnia processa governo Trump por planos de reiniciar oleodutos ao longo da costa
SACRAMENTO, Califórnia. (AP) — A Califórnia processou o governo federal na sexta-feira por aprovar os planos de uma empresa sediada no Texas de reiniciar dois oleodutos ao longo da costa do estado, aumentando a briga pela remoção de barreiras regulatórias pelo governo Trump para perfuração de petróleo offshore pela primeira vez em décadas.
A administração tem saudado o projeto por Sable Offshore Corp, com sede em Houston. para reiniciar a produção em águas ao largo de Santa Bárbara danificadas por um vazamento de petróleo em 2015, como o tipo de projeto que o presidente Donald Trump quer aumentar a produção de energia dos EUA.O.
O estado supervisiona os dutos que percorrem os condados de Santa Bárbara e Kern, disse o procurador-geral democrata Rob Bonta.
“A administração federal não tem o direito de usurpar a autoridade reguladora da Califórnia,”, disse ele em uma coletiva de imprensa. “Estamos levando-os ao tribunal para traçar uma linha na areia e para proteger nossa costa, praias e comunidades de oleodutos potencialmente perigosos.”
Mas os EUA. A agência do Departamento de Transportes que aprovou o plano de Sable adiou o processo.
“Reiniciar o Oleoduto Las Flores trará a energia americana muito necessária para um estado com os preços mais altos do gás no país,” disse um porta-voz da Administração de Segurança de Oleodutos e Materiais Perigosos.
Sable não respondeu para comentar o processo.
Trump assinou uma ordem executiva no primeiro dia de seu segundo mandato para reverter o do ex-presidente Joe Biden proibição de futuras perfurações de petróleo offshore nas costas Leste e Oeste. Mais tarde, um tribunal federal derrubou a ordem de Biden de retirar 625 milhões de acres de águas federais do desenvolvimento de petróleo.
A administração federal anunciou em novembro planos para nova perfuração de petróleo offshore ao largo das costas da Califórnia e da Flórida, que a indústria do petróleo apoiou durante anos.
Mas críticos dizem que os planos podem prejudicar comunidades costeiras e ecossistemas.
Bonta disse que um dos oleodutos que Sable quer reiniciar estourou em 2015, derramando petróleo ao longo da costa sul da Califórnia.O. O evento foi o pior vazamento de petróleo do estado em décadas. Mais de 140.000 galões (3.300 barris) de petróleo jorraram, enegrecendo praias por 150 milhas (240 quilômetros) de Santa Bárbara a Los Angeles. Poluiu um habitat biologicamente rico para baleias e tartarugas marinhas ameaçadas de extinção, matando dezenas de pelicanos, focas e golfinhos e dizimando a indústria pesqueira.
As plataformas de perfuração foram posteriormente fechadas.
Sable enfrentou uma série de desafios legais, mas disse que está determinada a reiniciar a produção, mesmo que isso signifique confiná-la às águas federais, onde os reguladores estaduais praticamente não têm voz ativa. Califórnia controla as 3 milhas (5 quilômetros) mais próximas da costa. As plataformas estão a 5 a 9 milhas (8 a 14 quilômetros) da costa.
“É uma loucura que estejamos falando até mesmo de reiniciar esse oleoduto,” disse Alex Katz, diretor executivo do Centro de Defesa Ambiental, um grupo de Santa Bárbara formado em resposta a um catastrófico vazamento de petróleo na Califórnia em 1969.
A aprovação do governo federal para reiniciar os oleodutos ignora as lições dolorosas que a comunidade aprendeu com o vazamento de petróleo de 2015, disse o deputado Gregg Hart, democrata que representa Santa Bárbara.
"A Califórnia não permitirá que Trump e seus amigos da Big Oil contornem nossas leis ambientais essenciais e ameacem nosso litoral", disse ele em um comunicado.
Há anos a Califórnia vem reduzindo a produção estatal de combustíveis fósseis em favor da energia limpa. O movimento foi liderado em parte pelo Condado de Santa Bárbara, onde as autoridades eleitas votaram em maio para começar a tomar medidas para eliminar gradualmente as operações de petróleo e gás em terra.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro terão isenção do imposto