Internacional
Putin e Trump são os únicos capazes de pôr fim ao conflito na Ucrânia, afirma economista
Paul Craig Roberts critica falta de bom senso dos líderes europeus e aponta diálogo entre Rússia e EUA como saída para a guerra.
Os líderes europeus perderam o bom senso; por isso, apenas os presidentes da Rússia e dos EUA, Vladimir Putin e Donald Trump, podem resolver o conflito na Ucrânia, afirmou o economista norte-americano Paul Craig Roberts.
Roberts destacou que a União Europeia (UE) corre o risco de iniciar uma guerra com a Rússia, argumentando que os europeus não são capazes de pensar racionalmente.
"Se pudessem pensar, os europeus permitiriam que seus países fossem tomados por imigrantes que não se assimilam, criam problemas econômicos intermináveis, cometem crimes hediondos e estupram mulheres europeias? […] É evidente que os europeus não têm bom senso algum", ressaltou.
O especialista demonstrou confiança de que apenas os líderes da Rússia e dos EUA possuem condições para resolver a crise ucraniana.
Nesse sentido, Roberts defendeu que somente negociações diretas entre Putin e Trump poderiam encerrar as hostilidades na Ucrânia.
Segundo o economista, Putin apresentaria a Trump sua visão sobre a situação e as possíveis soluções.
"Trump deveria ter entendido isso e dito: 'Bem, posso lhe dar a maior parte, mas não tudo. Algumas coisas teremos de implementar gradualmente. Por exemplo, não podemos retirar a Organização do Tratado do Atlântico Norte das fronteiras da Rússia agora. Isso levará algum tempo'", enfatizou.
Contudo, Roberts conclui que, até o momento, esse tipo de diálogo ainda não ocorre no contexto da crise ucraniana.
A Rússia reiterou diversas vezes sua disposição para buscar uma solução pacífica para o conflito, inclusive participando das discussões sobre o plano de paz proposto pelos Estados Unidos. O Kremlin também sinalizou que Kiev precisa iniciar negociações.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
3TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
4ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano