Internacional

Mensagem de Vance em Minneapolis: As autoridades locais devem cooperar com a repressão à imigração

Por MICHELLE L. PRICE, JULIE CARR SMYTH e STEVE PEOPLES Associated Press 22/01/2026
Mensagem de Vance em Minneapolis: As autoridades locais devem cooperar com a repressão à imigração
O vice-presidente JD Vance fala em uma instalação de transporte industrial sobre a agenda econômica e os impactos do governo no Centro-Oeste em Toledo, Ohio, na quinta-feira, 22 de janeiro de 2026. - Foto: Jim Watson/Foto da Piscina via AP

MINNEAPOLIS (AP) — Insistindo que ele estava em Minnesota para acalmar as tensões, Vice-Presidente JD Vance na quinta-feira, culpou “far-left people” e autoridades policiais estaduais e locais pelo caos que se desenrolou durante a agressividade da Casa Branca campanha deportação.O.

O vice-presidente republicano disse: “Estamos fazendo tudo o que podemos para diminuir a temperatura,” acrescentando que os líderes de Minnesota devem “se encontrar conosco no meio do caminho.”

O Departamento de Justiça está investigando os principais democratas do estado, incluindo o governador Tim Walz e o prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, sobre se obstruiram ou impediram a aplicação da imigração por meio de suas críticas públicas à administração. Walz e Frey descreveram a investigação como uma tentativa de intimidar a oposição política.

Oficiais federais ficaram em uma fileira atrás de Vance enquanto ele falava, e havia dois EUA. Veículos de imigração e Alfândega estampados com o slogan “Defenda a Pátria.”

Sua visita segue semanas de retórica agressiva da Casa Branca, incluindo o presidente Donald Trump, que ameaçou invocar o governo federal Ato Insurreccional — e enviar forças militares — para reprimir a agitação. Perguntado sobre essa opção, Vance disse: “Neste momento, não pensamos que precisamos disso.”

Trump despachou milhares de agentes federais para Minnesota no início deste mês, após relatos de fraude de cuidados infantis pelos imigrantes somalis. Autoridades da área de Minneapolis, incluindo Frey, assim como a polícia, líderes religiosos e a comunidade empresarial, recuaram. E a indignação cresceu depois que um agente atirou fatalmente Renee Bomuma cidadã norte-americana e mãe de três filhos, durante um confronto neste mês.

Walz disse que o governo federal é o culpado pela turbulência.

“Tire a demonstração de força das ruas e faça parceria com o estado na aplicação direcionada de infratores violentos em vez de confrontos aleatórios e agressivos,” escreveu ele nas mídias sociais.

Frey, falando da prefeitura, acusou funcionários da imigração de discriminação racial, uma acusação que Vance havia rejeitado durante sua visita.

“Eles estão detendo pessoas que não fizeram nada de errado,” Frey disse. “Eles estão indo atrás de pessoas exclusivamente com base no fato de que eles parecem ser somalis ou latinos, e nenhuma razão além disso.”

Ele disse que as medidas de execução na cidade e um afluxo de cerca de 3.000 oficiais federais pareciam planejadas como retaliação política, em vez de tirar os criminosos da rua.

“Isso é mais sobre, tragicamente, aterrorizar as pessoas do que sobre segurança, do que mesmo sobre imigração,” Frey disse.

Vance defende ações de agentes do ICE

Vance desempenhou um papel de liderança na defesa do agente que matou Good, e ele disse anteriormente que a morte dela foi “uma tragédia criada por ela mesma.” Na quinta-feira, ele repetiu as alegações de que Good “abalroou” é uma agente com seu carro, uma conta que foi contestada com base nos vídeos do incidente.

Os líderes religiosos de Minnesota, apoiados por sindicatos e centenas de empresas da área de Minneapolis, estão planejando um dia de protestos na sexta-feira. Quase 600 empresas locais anunciaram planos para fechar, enquanto centenas de “eventos solidários” são esperados em todo o país, de acordo com o porta-voz da MoveOn, Britt Jacovich.

Vance defendeu agentes do ICE que deteve um menino de 5 anos pois estava chegando da pré-escola.

“Quando eles foram prender seu pai alienígena ilegal, o pai correu,” Vance disse. “Portanto, a história é que o ICE deteve uma criança de 5 anos. Bem, o que eles deveriam fazer?”

O menino, que foi levado por agentes federais junto com seu pai para um centro de detenção no Texas, foi o quarto aluno de seu subúrbio de Minneapolis a ser levado para um local de detenção detidos pelos oficiais da imigração nas últimas semanas.

Questionado sobre denunciar que as autoridades federais estão afirmando poder arrebatador para entrar à força na casa das pessoas sem um mandado de um juiz‚Vance disse que mandados ainda seriam parte da aplicação da imigração. Mas Vance não especificou a que tipo de mandado se referia.

“Ninguém está falando sobre fazer a aplicação da imigração sem um mandado,” Vance disse. “Nunca entraremos na casa de alguém sem algum tipo de mandado, a menos, é claro, que alguém esteja atirando contra um oficial e ele tenha que se proteger.”

A Associated Press informou na quarta-feira, oficiais federais de imigração estavam afirmando poder abrangente para entrar à força em casas sem um mandado judicial, de acordo com um interno ICE (GELO) memorando, no que é uma inversão de orientação de longa data destinada a respeitar os limites constitucionais nas buscas do governo.

Em vez disso, os oficiais podem usar mandados administrativos. Esses são emitidos por funcionários do ICE, ao contrário de mandados assinados por um juiz independente.

Vance visitou Ohio no início do dia

Durante uma parada em Toledo, Ohio, na manhã de quinta-feira, Vance reconheceu que os agentes de imigração cometeram erros, embora se recusando a ser específicos.

“É claro que houve erros cometidos, porque você sempre terá erros cometidos na aplicação da lei,”, disse ele quando perguntado sobre os comentários de Trump no início desta semana, que o ICE “cometerá erros às vezes.”

Mas Vance disse que a culpa não era do governo federal.

“A maneira número um em que poderíamos reduzir os erros que estão acontecendo, pelo menos com nossa aplicação da imigração, é ter jurisdições locais que estejam cooperando conosco,” disse ele.

Vance também elogiou a prisão dos manifestantes quem quem atrapalhou um culto na igreja em Minnesota no domingo e disse que espera que mais processos venham. Os manifestantes entraram na igreja cantando “ICE out” e “Justice para Renee Good.”

“Eles estão assustando as crianças que estão lá para adorar a Deus em uma manhã de domingo,” disse Vance. Ele acrescentou: “Assim como você tem o direito de protestar, eles têm o direito de adorar a Deus como quiserem. E quando você interrompe isso, isso é uma violação da lei.”

Vance aproveitou a oportunidade para criticar a deputada democrata da cidade natal, Marcy Kaptur, enquanto ele estava em seu distrito centrado em Toledo. Uma lista lotada de republicanos —, incluindo o ex-vice-diretor do ICE Madison Sheahan — está disputando para assumir o mulher mais longeva do Congresso neste outono.

A parada de Vance em Ohio foi focada principalmente em reforçar a mensagem econômica positiva do governo logo após a de Trump aparição no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, e mostrou apoio a republicanos como candidato a governador Vivek Ramaswamy e EUA. Sen. Jon Husted.O.

Convencer os eleitores de que a nação está em boa forma financeira tem sido um desafio persistente para Trump durante o primeiro ano de seu segundo mandato. As pesquisas mostraram que o público não está convencido de que a economia está em boas condições e maiorias desaprovam da condução da política externa por Trump.

Vance pediu aos eleitores que tenham paciência com a economia, dizendo que Trump herdou uma situação ruim do presidente democrata Joe Biden.

“Você não vira o Titanic da noite para o dia,” disse Vance. “Leva tempo para consertar o que está quebrado.”