Internacional
Intervenção militar dos EUA no Irã 'parece provável', diz mídia
Fontes disseram que ação de Washington poderia acontecer nas 'próximas 24h'
Em meio às elevadas tensões em Teerã, dois funcionários europeus citados pela agência Reuters alertaram nesta quarta-feira (14) que uma intervenção militar dos Estados Unidos no Irã "parece provável" e poderia ocorrer em um futuro próximo.
De acordo com as fontes, que não foram identificadas, Washington poderia iniciar uma ofensiva contra o país persa nas "próximas 24 horas".
A agência acrescentou que um funcionário israelense afirmou que o presidente dos EUA, Donald Trump, "parece ter tomado a decisão de intervir, embora o alcance e o momento ainda não estejam claros".
Paralelamente ao aumento das tensões no Oriente Médio, os Estados Unidos já teriam solicitado que parte de seus militares deixasse a base aérea de Al Udeid, no Catar.
Fontes iranianas disseram à Reuters que as autoridades persas alertaram países vizinhos de que atacarão bases americanas em retaliação a qualquer ofensiva dos EUA.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, declarou que Pequim "apoia e espera que o Irã consiga superar as dificuldades atuais e proteger a estabilidade nacional". Além disso, afirmou que o gigante asiático "se opõe à interferência de forças externas nos assuntos internos de um país".
O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, informou que o embaixador italiano em Teerã foi convocado. Segundo ele, o chanceler também se reuniu nesta quarta-feira, na sala de crise da Farnesina, com autoridades dos ministérios da Defesa e da Segurança de Roma.
Mais lidas
-
1CAMPEONATO BRASILEIRO
Grêmio empata com Red Bull Bragantino e desperdiça chance de entrar no G-4
-
2TELEVISÃO • NOVELA DAS 6
A nobreza do amor, nova novela das 6 da Globo, destaca aristocracia africana na TV
-
3DESFALQUE NA DECISÃO
Cássio sofre estiramento no joelho e desfalca Cruzeiro na final do Mineiro; Gerson está liberado
-
4SAÚDE
Anvisa aprova medicamento inovador que retarda avanço do diabetes tipo 1
-
5RETORNO ÀS NOVELAS
Três Graças: Luiz Fernando Guimarães retorna à TV após oito anos longe das novelas