Internacional
Após reunião, EUA e Dinamarca mantêm impasse sobre Groenlândia
Copenhague disse que 'está claro' o desejo de Trump de 'conquistar' ilha
Em meio às ameaças de Donald Trump de anexar a Groenlândia, as autoridades da ilha ártica, dos Estados Unidos e da Dinamarca se reuniram nesta quarta-feira (14), em Washington, para debater o assunto.
No entanto, as discordâncias entre escandinavos e americanos não foram resolvidas.
A delegação dinamarquesa afirmou que a conversa "correu bem" e foi "produtiva", enquanto o ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen, avaliou que "desrespeitar a integridade territorial da Groenlândia é inaceitável".
O chanceler, que participou de uma coletiva de imprensa na capital americana, demonstrou ainda disposição para fazer mais pela segurança de Nuuk e recordou que os Estados Unidos já possuem "amplo acesso militar" à maior ilha do mundo.
"Não conseguimos mudar a posição dos Estados Unidos, mas está evidente que o presidente tem o desejo de conquistar a Groenlândia. Deixamos muito claro que isso não beneficia o reino", declarou Rasmussen.
O político dinamarquês também afirmou que não é "de forma alguma necessário" que Washington se aproprie da Groenlândia, acrescentando que persiste uma "discordância fundamental" entre as partes.
A ministra das Relações Exteriores da Groenlândia, Vivian Motzfeldt, deixou claro que a ilha ártica não deseja que os Estados Unidos controlem o território. A chanceler acrescentou que as discussões foram "francas" e "construtivas", mas que as posições seguem divergentes.
Mais lidas
-
1ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026
-
5JUSTIÇA
Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à Polícia Federal