Internacional

EUA enviam delegação à Venezuela em primeiro passo para a restauração das relações após a captura de Maduro

Por Associated Press 09/01/2026
EUA enviam delegação à Venezuela em primeiro passo para a restauração das relações após a captura de Maduro
Apoiadores do governo venezuelano se manifestam pedindo a libertação do ex-presidente venezuelano Nicolás Maduro e de sua esposa, que foram capturados por forças americanas, em Caracas, Venezuela, sexta-feira, 9 de janeiro de 2026. - Foto: AP/Ariana Cubillos

GUATÍRE, Venezuela (AP) — Os governos dos Estados Unidos e da Venezuela disseram na sexta-feira que estavam explorando a possibilidade de restabelecer as relações diplomáticas entre os dois países e que uma delegação do governo Trump chegou à nação sul-americana na sexta-feira.

Uma pequena equipe de diplomatas e funcionários de segurança diplomática dos EUA viajou à Venezuela para fazer uma avaliação preliminar sobre a possível reabertura da Embaixada dos EUA em Caracas, disse o Departamento de Estado em um comunicado.

O governo da Venezuela reconheceu a presença da delegação no país e anunciou que enviará uma delegação aos Estados Unidos, mas não informou quando.

O governo da Venezuela reconheceu na sexta-feira que diplomatas americanos viajaram para o país sul-americano e anunciou que enviará uma delegação aos Estados Unidos, mas não informou quando.

Em comunicado, o governo de Delcy Rodríguez afirmou que “decidiu iniciar um processo exploratório de natureza diplomática com o Governo dos Estados Unidos da América, visando o restabelecimento de missões diplomáticas em ambos os países”.