Internacional

Morador da Califórnia estende tapete vermelho para urso preto que vive embaixo de sua casa

MIKE CATALINI 09/01/2026
Morador da Califórnia estende tapete vermelho para urso preto que vive embaixo de sua casa
Um urso deitado em um vão sob uma casa em Altadena, Califórnia, em 1º de dezembro de 2025. - Foto: AP/Jae C. Hong, Arquivo

Um enorme urso preto que fez sua toca no porão da casa de um homem na região de Los Angeles por mais de um mês foi finalmente removido.

Ken Johnson, morador de Altadena, disse que o animal começou a fazer sua toca embaixo de sua casa por volta do Dia de Ação de Graças, torcendo canos de gás e derrubando tijolos ao entrar e sair. Imagens de câmeras de segurança mostraram o urso facilmente arrancando telas e outros obstáculos e se espremendo por uma pequena abertura.

Em entrevista por telefone na sexta-feira, Johnson disse que primeiro pediu ajuda a funcionários da vida selvagem do estado, mas as buzinas de ar comprimido e as armas de paintball que eles enviaram não funcionaram. Então, ele recorreu à BEAR League, uma organização sem fins lucrativos da Califórnia que se apresenta como especializada em "viver em harmonia com os ursos".

O urso apareceu cerca de 20 minutos depois da chegada dos membros do grupo, disse Johnson.

Em uma publicação nas redes sociais na quinta-feira, o grupo disse que um de seus socorristas mais experientes rastejou por baixo da casa e ficou atrás do urso — que eles estimaram pesar mais de 227 quilos (500 libras) — para encorajar o animal a ir embora.

“Há um alívio — é como se você tivesse recebido um monte de convidados para jantar e agora a festa acabou — bem, não foi bem uma festa — mas você sabe que eles foram embora e agora você tem um monte de pratos sujos e copos vazios para lavar”, disse Johnson.

O grupo colocou um tapete “indesejável”, que aplica um choque elétrico, na entrada. Imagens de vídeo mostraram o urso voltando para a casa, pisando no tapete e fugindo em seguida.

Johnson descreveu a presença do urso como "inquietante". Desde o despejo, o urso voltou pelo menos uma vez antes de ir embora, disse ele. "É aquela tensão constante de que, se ele decidir aparecer, eu preciso estar preparado", afirmou.

Mensagens foram deixadas na sexta-feira pela Liga BEAR.

Johnson disse que o animal causou milhares de dólares em prejuízos, o que tem sido particularmente difícil de lidar porque ele perdeu o emprego após o incêndio florestal de Eaton no ano passado . O urso destruiu a tubulação de ar condicionado sob a casa e retorceu os canos de gás natural, disse Johnson. Ele criou uma página no GoFundMe para arrecadar fundos para reparar os danos e tornar sua casa habitável novamente.