Internacional
Venezuela diz que exportação de petróleo prossegue apesar de ameaça dos EUA
Trump anunciou bloqueio naval 'completo' contra petroleiros de Caracas
O governo da Venezuela garantiu nesta quarta-feira (17) que as exportações de petróleo continuam normalmente, apesar do bloqueio naval "completo" anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O republicano disse que a Marinha americana impediria a entrada e saída de navios petroleiros do país latino-americano, em mais um degrau da escalada militar para tentar derrubar o regime de Nicolás Maduro.
"As operações de exportação de petróleo venezuelano e de seus derivados prosseguem através de esquemas seguros e com plenas garantias, apesar da tentativa de embargo ilegal e ilegítimo", disse a vice-presidente Delcy Rodríguez em publicação no Telegram.
"A Venezuela fará com que seus direitos em matéria de livre comércio e livre navegação sejam respeitados", acrescentou a vice de Maduro, cujo governo definiu o bloqueio naval como uma "ameaça grotesca" e "irracional" voltada a "roubar a riqueza" do país.
"A verdadeira intenção sempre foi se apropriar do petróleo, das terras e dos minerais do país por meio de campanhas massivas de mentiras e manipulação", acrescentou a administração chavista, ressaltando que Caracas "nunca mais será colônia de nenhum império ou potência estrangeira".
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro