Internacional
Papa Leão XIV inaugura presépio 'antiaborto' no Vaticano
Obra é decorada com 28 mil fitas de cetim representando bebês salvos
O papa Leão XIV apresentou nesta segunda-feira (15) o presépio "antiaborto" que será exibido no Auditório Paulo VI, no Vaticano, durante o período natalino.
Com o tema "A alegria do nascimento", a obra é de autoria da artista costarriquenha Paula Sáenz Soto, que a decorou com 28 mil fitas de cetim para representar bebês salvos pelas chamadas associações "pró-vida", termo usado para designar grupos católicos contrários ao aborto.
"Cada uma das 28 mil fitas coloridas representa uma vida preservada do aborto graças à oração e ao apoio fornecido por organizações católicas para muitas mães em dificuldade.
Agradeço à artista costarriquenha por ter lançado, juntamente à mensagem de paz do Natal, um apelo para proteger a vida desde a concepção", disse o Papa ao receber os doadores do presépio no Vaticano.
A Igreja defende a vida desde a concepção até a morte natural e sempre se opôs com força a projetos que autorizam a interrupção voluntária da gravidez, mesmo durante o pontificado de Francisco, tido como o papa mais progressista da história e que chegou a comparar médicos que praticam o aborto com "sicários".
O período natalino no Vaticano também inclui um presépio na Praça São Pedro, preparado pela Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, na Itália, enquanto a árvore de Natal, um abeto vermelho de 27 metros de altura, foi fornecida pela província autônoma de Bolzano, no montanhoso extremo-norte do país.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado