Internacional
Papa Leão XIV incentiva compromisso de todos com paz entre povos
Apelo foi feito em saudação a peregrinos alemães e poloneses
O papa Leão XIV incentivou nesta quarta-feira (10), no Vaticano, um compromisso renovado de todas as "pessoas de boa vontade" com a reconciliação e a paz entre os povos.
O apelo foi feito durante a tradicional audiência na Praça São Pedro, em sua saudação aos peregrinos de língua alemã, especialmente os participantes da conferência "Perdoemos e peçamos perdão", que acontece em conjunto com a exposição "Reconciliação para a Europa".
A iniciativa ocorre no ano em que se celebra o 60º aniversário da histórica "Mensagem de Reconciliação" enviada pelos bispos poloneses aos bispos alemães, marcada pela frase que entrou para a história: "Perdoemos e peçamos perdão".
Ao dirigir-se também aos peregrinos de língua polonesa, o Papa recordou que esta mensagem "mudou a história da Europa", principalmente por abrir caminho para um diálogo entre dois povos profundamente feridos pela guerra e pelo totalitarismo.
O Pontífice destacou que as palavras desse documento continuam atuais e devem servir de exemplo em um mundo marcado por conflitos: "Que as palavras desse documento, 'Perdoamos e pedimos perdão', sejam um testemunho para os povos em conflito de que a reconciliação e o perdão são possíveis quando surgem de um desejo mútuo de paz e de um compromisso compartilhado, de verdade, com o bem da humanidade", concluiu.
Mais lidas
-
1MILITAR
Submarino Humaitá começa primeiro deslocamento internacional apesar das tensões diplomáticas entre Argentina e Brasil
-
2ARQUEOLOGIA
Estátua de 2,4 mil anos é encontrada sob pavimento romano na Turquia
-
3POLÍTICA
Cooperação técnico-militar histórica: Rússia reforça laços com a Marinha do Brasil no Rio
-
4RESPONSABILIDADE FISCAL
18 prefeituras estouram teto da folha; Rio Largo e Palmeira são as maiores cidades da lista
-
5ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas