Internacional
Coletiva de imprensa de venezuelana vencedora do Nobel da Paz é adiada
Entrevista ocorre tradicionalmente na véspera da cerimônia de entrega de prêmio
A entrevista coletiva marcada para esta terça-feira (9) em Oslo com a opositora venezuelana e vencedora do Prêmio Nobel da Paz, María Corina Machado, foi "adiada", mas ainda deve acontecer hoje, anunciou o Instituto Nobel na capital da Noruega.
"Tudo indica que conseguiremos organizar uma entrevista coletiva hoje", afirmou o porta-voz do Instituto Nobel, Erik Aasheim.
O adiamento ocorre em meio a crescentes dúvidas sobre a possibilidade de Machado — que vive na clandestinidade desde agosto de 2024 — comparecer pessoalmente à cerimônia de entrega do Nobel, marcada para esta quarta-feira (10). Sua família, porém, já está em Oslo.
Nos últimos dias, surgiram especulações de que Machado não poderia receber o prêmio pessoalmente por temer ser declarada "fugitiva" pelas autoridades venezuelanas.
A entrevista coletiva, tradicionalmente realizada na véspera da cerimônia pelo laureado, deve marcar a primeira aparição pública de Machado em 11 meses. A última vez que ela foi vista em público foi em 9 de janeiro, durante uma manifestação em Caracas contra a posse do presidente Nicolás Maduro para o terceiro mandato.
Machado acusa Maduro de fraudar a eleição presidencial de julho de 2024, da qual foi impedida de participar — uma denúncia respaldada por grande parte da comunidade internacional.
O Prêmio Nobel da Paz foi concedido a ela em 10 de outubro, em reconhecimento aos seus esforços para promover a democracia na Venezuela e desafiar o governo autoritário de Maduro, no poder desde 2013.
Mais lidas
-
1MILITAR
Submarino Humaitá começa primeiro deslocamento internacional apesar das tensões diplomáticas entre Argentina e Brasil
-
2ARQUEOLOGIA
Estátua de 2,4 mil anos é encontrada sob pavimento romano na Turquia
-
3RESPONSABILIDADE FISCAL
18 prefeituras estouram teto da folha; Rio Largo e Palmeira são as maiores cidades da lista
-
4POLÍTICA
Cooperação técnico-militar histórica: Rússia reforça laços com a Marinha do Brasil no Rio
-
5ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas