Internacional
Vaticano divulgará documento que exalta monogamia nesta terça
Apresentação será feita pelo Dicastério para a Doutrina da Fé
O Vaticano apresentará na próxima terça-feira (25) um novo documento sobre monogamia, no qual exaltará "o valor do matrimônio e a comunhão exclusiva entre homem e mulher".
Intitulada "Nós Dois: Em Louvor à Monogamia", a nota doutrinal do Dicastério para a Doutrina da Fé será divulgada na Sala de Imprensa da Santa Sé.
A apresentação será feita pelo cardeal Víctor Manuel Fernández, prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé; monsenhor Armando Matteo, secretário da Seção de Doutrina do Dicastério para a Doutrina da Fé; e Giuseppina De Simone, professora da Pontifícia Faculdade de Teologia do Sul da Itália - Seção de San Luigi.
O documento será divulgado poucos meses após associações tradicionalistas de diversos países enviarem uma carta ao papa Leão XIV pedindo que ele revogue a controversa declaração "Fiducia Supplicans", com a qual o finado papa Francisco permitiu a bênção pastoral para casais homoafetivos.
Na ocasião, as entidades pediram para Robert Prevost reafirmar os valores tradicionais da Igreja Católica sobre a família.
No poder há pouco mais de seis meses, Leão XIV tem sido pressionado pelo clero ultraconservador a reverter medidas de Francisco em prol do acolhimento de minorias sexuais e divorciados. Ele, porém, tem se mantido discreto sobre o tema, mas já disse que não haverá mudanças na doutrina católica a respeito da homossexualidade e do casamento, embora a Igreja esteja aberta para "todos".
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro