Internacional
Maduro denuncia presença de agentes da CIA na Venezuela
Para líder chavista, plano mira 'colapso interno' em Caracas
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, denunciou a presença ativa de agentes da Inteligência dos Estados Unidos em sua nação.
De acordo com o chefe de Estado, o objetivo dessas operações é atacar a infraestrutura estratégica de Caracas, provocando um "colapso interno".
Em um discurso na TV, o líder chavista argumentou que essas supostas incursões miram paralisar a rede elétrica nacional e as instalações da indústria petrolífera, setores que, segundo analistas independentes, já operam em condições precárias devido à falta de investimento e manutenção.
Maduro alegou ainda que as ações dos agentes da CIA fazem parte de um plano para "prejudicar a economia" local e provocar um colapso interno na Venezuela.
Na última terça-feira (18), o jornal The New York Times publicou uma reportagem afirmando que o presidente dos EUA, Donald Trump, teria aprovado um plano para operações secretas de sua agência de inteligência, a CIA.
Segundo a reportagem, citando fontes, a iniciativa teria como objetivo preparar o terreno para eventuais ações do governo norte-americano em território venezuelano, possivelmente abrindo caminho para uma campanha militar mais ampla.
Paralelamente, Trump também teria autorizado uma nova rodada de negociações discretas que resultou em uma proposta para que Maduro renunciasse dentro de alguns anos.
Enquanto isso, as Forças Armadas americanas permanecem no Mar do Caribe e no Pacífico, onde realizaram ataques contra supostas embarcações de narcotraficantes, causando mortes.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar