Internacional

Leão XIV reza 'pela paz' em túmulo de São Francisco

Papa pediu a bispos de Assis para atuar contra abusos

Redação ANSA 20/11/2025
Leão XIV reza 'pela paz' em túmulo de São Francisco
- Foto: ANSA

papa Leão XIV revelou nesta quinta-feira (20) que "rezou pela paz" no túmulo de São Francisco, durante sua viagem a Assis, na Itália.

Ele ainda pediu aos bispos locais para trabalhar no combate aos "abusos".

Acompanhado do presidente da Conferência Episcopal Italiana, Matteo Zuppi, o pontífice percorreu o Sacro Convento da cidade, indo à cripta dentro da Basílica Inferior, onde repousa o santo.

"É uma bênção poder estar neste lugar sagrado hoje: estamos nos aproximando do 800° aniversário da morte de São Francisco. Isso nos dá a oportunidade de nos prepararmos para celebrar este grande, humilde e singelo santo, enquanto o mundo busca sinais de esperança", falou o líder da Igreja Católica diante do túmulo.

Em sua visita à Úmbria, Robert Prevost também se reuniu com os bispos locais, pedindo a eles não somente para "continuar a seguir os sinais" franciscanos ao levar "reconciliação e esperança ao mundo", como também para contribuir com a prevenção de abusos.

Recomendo "atenção aos menores e vulneráveis, para que se desenvolva também uma cultura de prevenção de todas as formas de abuso", falou o Papa, segundo o qual, "acolher e ouvir as vítimas são as marcas autênticas de uma igreja que, na conversão comunitária, reconhece as feridas e se esforça para curá-las, pois onde a dor é profunda, a esperança que nasce da comunhão deve ser ainda mais forte".

Antes de retornar ao Vaticano, Leão XIV informou que voltará a Assis em 2026 para participar das celebrações dos oito séculos do falecimento de São Francisco.