Internacional
Israel reabrirá passagem com norte de Gaza de forma permanente
Medida permitirá entrada de ajuda humanitária
Israel anunciou nesta quarta-feira (12) a reabertura "permanente" da passagem de Zikim, entre o país judeu e o norte da Faixa de Gaza, para entrada de ajuda humanitária no enclave.
O local estava bloqueado desde meados de setembro.
O anúncio foi feito pelo Cogat, órgão do Ministério da Defesa responsável por assuntos civis nos territórios palestinos. As cargas serão entregues pelas Nações Unidas e organizações internacionais após rigorosas inspeções de segurança realizadas pela Autoridade de Passagens Terrestres do Ministério da Defesa, acrescentou o comunicado.
Segundo declaração de um porta-voz do Cogat à AFP, a passagem de Zikim ficará aberta "de modo permanente", assim como a de Kerem Shalom, no sul de Gaza, a qual tem recebido a maior parte das entregas humanitárias desde o início da guerra, há dois anos.
O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas afirmou no final de outubro que não conseguia enviar ajuda humanitária pelo norte de Gaza desde o fechamento da passagem de Zikim, em 12 de setembro.
Segundo funcionários da ONU, a entrada de cargas destinadas a socorrer a população palestina tem sido dificultada pelas longas verificações de segurança israelenses e pelas restrições à entrada de diversos itens.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido