Internacional
Israel quer dividir Síria usando ONU, após falhar fazer isso no terreno pela força, diz jornal turco

Israel tenta obter o desmembramento da Síria através da Organização das Nações Unidas (ONU) e a presença de um representante curdo no sistema de governo do país, escreve o jornal turco Turkiye.
O jornal destaca que Israel, que não conseguiu realizar suas ambições de dividir a Síria no terreno pela força, tomou medidas para desmembrar o país através da ONU.
"O lobby sionista nos EUA está tentando impor uma constituição semelhante à do Líbano e do Iraque", ressalta a publicação.
Segundo o artigo, Israel planeja que o presidente sírio seja árabe e que seus dois vice-presidentes sejam drusos e alauítas e, no novo sistema, planeja dar o cargo de primeiro-ministro aos curdos.
Neste contexto, sublinha o jornal, em um esforço para redesenhar as fronteiras da Síria, Israel espera que os territórios ocupados, incluindo as Colinas de Golã, sejam transferidos para Tel Aviv.
Assim, finaliza a publicação, os atores ocidentais estão tentando unir a administração de Damasco e o Partido dos Trabalhadores do Curdistão.
Anteriormente, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan afirmou que a Turquia não permitiria a divisão da Síria.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira