Internacional
Trump suspende sanções financeiras contra Rússia até 20/8
Medida foi anunciada antes de cúpula entre republicano e Putin
O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (13) um alívio nas sanções econômicas contra a Rússia dois dias antes da cúpula entre os presidentes Donald Trump e Vladimir Putin, no Alasca.
O Departamento do Tesouro emitiu uma "licença" autorizando russos a realizar transações enquanto estiverem nos Estados Unidos para a reunião, informou o jornal norte-americano "The New York Times".
A licença, que expira em 20 de agosto, suspende certas sanções para que autoridades russas possam comprar produtos em solo americano.
A reunião no Alasca será o primeiro contato pessoal entre Trump e Putin desde que o republicano assumiu a Casa Branca, em janeiro deste ano, com a promessa de encerrar a guerra na Ucrânia.
Hoje, o republicano afirmou que teve "uma ótima conversa com [seu homólogo ucraniano Volodymyr] Zelensky e líderes europeus", dando "nota 10" à reunião virtual ocorrida entre as partes.
Além disso, declarou que, "se Putin não concordar em parar a guerra na Ucrânia depois de sexta-feira, ele enfrentará sérias consequências".
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado