Internacional
Ocidente não conseguirá usar a Ucrânia para enfraquecer a Rússia, diz premiê da Eslováquia
O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, afirmou neste domingo (27) que o Ocidente tinha a intenção de usar a Ucrânia para enfraquecer a Rússia, mas essa estratégia fracassou e não terá êxito no futuro.
"O Ocidente não estava interessado em encerrar o conflito em abril de 2022, quando havia uma possibilidade real de fazê-lo. O Ocidente ingenuamente acreditou que poderia usar a Ucrânia como um aríete para enfraquecer a Rússia. No entanto, isso não aconteceu e não acontecerá. Entendo que a vasta extensão territorial da Rússia e suas riquezas minerais sejam atrativas", declarou Fico.
Segundo o premiê eslovaco, uma Rússia política e economicamente fragilizada seria conveniente ao Ocidente, mas essa estratégia "não está funcionando".
Em janeiro, Fico já havia declarado que a assinatura de um acordo de paz com a Ucrânia foi sabotada por pressão de líderes ocidentais, pouco depois do início do conflito em 2022. Para o chefe de governo eslovaco, a manutenção do conflito mergulhou a Ucrânia em uma situação "terrível", obrigando o país a depender de ajuda "de todo o mundo".
Fico também já havia afirmado que o então primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, pressionou a liderança ucraniana para que não assinasse um acordo com a Rússia há dois anos. Segundo o primeiro-ministro, esse acordo teria garantido à Ucrânia uma perspectiva europeia e a neutralidade militar.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado