Internacional
Mídia: Alemanha chega a acordo com Comissão Europeia sobre empréstimos públicos
O governo alemão chegou a um acordo com a Comissão Europeia sobre empréstimos públicos, informou o jornal alemão Handelsblatt, citando representantes do governo.
Em 28 de abril, a Reuters informou que a Alemanha havia solicitado à Comissão Europeia uma exceção às regras de empréstimos para aumentar os gastos com defesa.
O governo alemão chegou a um acordo com a Comissão sobre um plano plurianual para o "crescimento máximo permitido" dos gastos públicos para o período de 2025 a 2029, segundo o relatório divulgado na terça-feira. Como os gastos com defesa não serão considerados de acordo com a cláusula de alívio da dívida, a dívida pública da Alemanha diminuirá a partir de 2029, segundo o relatório.
O governo alemão planeja adotar o plano orçamentário na quarta-feira e, em seguida, enviá-lo à Comissão Europeia, acrescentou a reportagem. A adoção do plano reduzirá a dívida pública alemã para menos de 60% do PIB até 2036.
Em março, o parlamento alemão aprovou uma emenda à constituição do país que flexibiliza significativamente as restrições à tomada de empréstimos governamentais. A medida foi justificada pela necessidade de aumentar os gastos com defesa e infraestrutura.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado