Internacional
Vitória da China na corrida da IA pode mudar o equilíbrio de poder e desfavorecer os EUA

A possível vitória da China na corrida da inteligência artificial (IA) pode alterar significativamente o equilíbrio do poder global, criando condições desfavoráveis para os Estados Unidos, disse nesta terça-feira (15) David Sacks, czar da IA e das criptomoedas do presidente Donald Trump.
"Se perdermos a corrida da IA para, digamos, a China, isso poderá alterar o equilíbrio de poder no mundo de uma forma muito desfavorável para o nosso país. Portanto, temos que vencer a corrida da IA", disse Sacks à Fox News.
Sacks reconheceu que a China atualmente produz metade dos pesquisadores de IA do mundo, mas enfatizou que os EUA ainda podem competir e vencer na corrida da inteligência artificial ao estabelecer sua tecnologia como padrão global.
"Queremos que a tecnologia americana seja o padrão global. Queremos usá-la, obviamente, nos Estados Unidos. Também queremos exportar e vencer, e [desejamos] que o mundo inteiro use nossa tecnologia. É assim que nos tornamos o padrão."
Nesta terça-feira, Trump participou de um evento de energia e inovação na Pensilvânia e anunciou um investimento significativo para construir novos data centers de IA e atualizações na rede elétrica.
"Estamos aqui hoje porque acreditamos que o destino dos Estados Unidos é dominar todos os setores e ser o primeiro em todas as tecnologias — e isso inclui ser a superpotência número um do mundo em inteligência artificial", afirmou.
Após retornar ao cargo em janeiro, o líder estadunidense disse que as grandes reservas de petróleo e gás dos Estados Unidos permitirão que o país se torne uma superpotência industrial e a capital mundial da IA e das criptomoedas.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira