Internacional
ONU: mais de 800 palestinos morreram enquanto recebiam comida em Gaza

Mais de 800 palestinos morreram enquanto tentavam receber ajuda humanitária em Gaza, nas últimas semanas. O dado é da Organização das Nações Unidas. Segundo a ONU, a maioria dos mortos estava na fila para conseguir comida.


A busca por alimento já matou 875 pessoas na Faixa de Gaza nas últimas seis semanas, gente que foi atacada enquanto esperava receber comida, em pontos de ajuda administrados pela Fundação Humanitária de Gaza, organização apoiada pelos Estados Unidos e por Israel.
Palestinos também morreram nas rotas de outros comboios de grupos de ajuda. Toda a população enfrenta altos níveis de insegurança alimentar aguda, e uma em cada cinco pessoas passa fome em Gaza.
A falta de comida faz uma multidão se espremer em volta de uma cozinha comunitária para receber algum alimento. Israel acusa o Hamas de causar fome ao roubar ajuda destinada a civis. O Hamas nega e diz que Israel usa a fome como arma de guerra.
Segundo a Agência de Refugiados das Nações Unidas, uma em cada dez crianças examinadas desde 2024 em clínicas administradas pela ONU está desnutrida. Neste período, as equipes de saúde atenderam mais de 240 mil meninos e meninas com menos de cinco anos.
No mês passado, mais de 5,8 mil crianças foram diagnosticadas com desnutrição em Gaza. Mais de mil estavam com desnutrição grave e aguda. Antes da guerra, esse tipo de diagnóstico raramente era visto na região.
1:38
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
3INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B