Internacional
EUA enviam submarino nuclear para porto da Islândia em meio à concorrência com a Rússia no Ártico

A Marinha dos Estados Unidos anunciou que, diante da concorrência com a Rússia pela influência no Ártico, enviou pela primeira vez seu submarino nuclear USS Newport News, da classe Los Angeles, ao porto da Islândia.
"O submarino de ataque da classe Los Angeles USS Newport News (SSN 750) visitou um porto na Islândia, sendo esta a primeira vez que um submarino nuclear atraca em um porto na costa islandesa", diz o comunicado da Marinha.
Na declaração, a encarregada de negócios interina da embaixada dos EUA na Islândia, Erin Sawyer, afirma que "os EUA e a Islândia compartilham o objetivo comum de reduzir as tensões no Ártico, plenamente conscientes dos esforços da Rússia para aumentar sua presença militar na região".
A entrada no porto islandês destaca o compromisso dos EUA com a "defesa coletiva e a segurança no Ártico", acrescentou o almirante Stuart Munsch, comandante da Marinha dos EUA na Europa e na África.
Em maio, o jornal Wall Street Journal noticiou que o presidente dos EUA, Donald Trump, que havia prometido comprar ou conquistar a Groenlândia, considera o Ártico uma zona de comércio futuro e de potenciais conflitos.
Por sua vez, Rússia e China afirmaram em declaração conjunta que defendem a preservação da paz e da estabilidade no Ártico, bem como a prevenção de tensões político-militares na região. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, já havia alertado anteriormente sobre tentativas de militarização do Ártico e de criação de pretextos para a inserção da infraestrutura da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no norte da Eurásia.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira