Internacional
Trump garante a Zelensky que enviará máximo de ajuda militar possível, mas entregas seguem suspensas
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assegurou nesta segunda-feira (7) ao líder ucraniano Vladimir Zelensky, durante uma conversa, que Washington fornecerá o máximo de ajuda militar que puder, embora os envios permaneçam suspensos, informou o Wall Street Journal.
"Trump garantiu a Zelensky que os EUA fornecerão toda a ajuda militar que conseguirem liberar. No entanto, segundo um representante do Pentágono, as remessas seguem interrompidas", afirma a publicação.
Mais cedo, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, declarou à imprensa que a pausa na assistência ao governo de Kiev está ligada a uma revisão padrão do Pentágono sobre toda a ajuda militar enviada não apenas à Ucrânia, mas também a outros países.
No início do mês, a mídia europeia informou sobre a suspensão dos envios de munições e alguns mísseis antiaéreos dos EUA à Ucrânia, citando o esgotamento dos estoques norte-americanos. No dia seguinte, a Casa Branca confirmou a paralisação, ao alegar que a decisão visa "colocar os interesses da América em primeiro lugar".
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, declarou que quanto menos armas forem entregues à Ucrânia, mais próximo estará o fim da operação militar especial.
Desde o início do conflito, o Ministério das Relações Exteriores russo alertou que o envio contínuo de armas pelo Ocidente dificulta o avanço nas negociações entre Rússia e Ucrânia e terá efeitos negativos.
Jáo ministro Sergei Lavrov destacou ainda que EUA e Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) participam diretamente do conflito, inclusive treinando tropas ucranianas em territórios como Reino Unido, Alemanha, Itália e outros países.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado