Internacional
Justiça argentina autoriza visita de Lula a ex-presidente Cristina Kirchner
A Justiça Argentina autorizou nesta quarta-feira (2) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visite a ex-presidente do País Cristina Kirchner durante a sua passagem por Buenos Aires, segundo informou o jornal Clarín. O pedido foi feito pela própria ex-presidente, que está em prisão domiciliar. O Palácio do Planalto ainda não confirmou quando poderá ocorrer o encontro.
O chefe do Executivo brasileiro chega nesta quarta à Argentina por volta de 19h para participar na quinta, 3, da 66ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, quando receberá do presidente argentino, Javier Milei, a presidência temporária do bloco, com duração de seis meses.
A sua possível visita à ex-presidente gerou ruídos com Milei. No dia 11 de junho, o petista manifestou apoio a Cristina, condenada a seis anos de prisão. Na rede social X, Lula disse que telefonou à ex-presidente e disse que notou que ela lida de "maneira serena e determinada" com o que ele chamou de "situação adversa".
A ex-presidente da Argentina foi condenada por contratos superfaturados em obras públicas e fraudes em licitações na província de Santa Cruz durante sua presidência. Além da prisão, ela também teve os direitos políticos cassados. Cristina diz ser inocente e vítima de perseguição judicial.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado