Internacional
Ucrânia/Zelensky: 20 dos corpos de soldados enviados pela Rússia eram russos, não ucranianos
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou na rede social X que, durante a repatriação de corpos, 20 dos corpos de soldados enviados pela Rússia eram russos, sendo um de mercenário estrangeiro. "Essa mentira está documentada, alguns dos corpos tinham até passaportes russos", disse.
Zelensky acrescentou que não serão aceitos corpos russos apenas para "equilibrar" os números. "Esse não é um caso isolado. Acreditamos que eles fazem isso deliberadamente, para parecer que têm mais dos nossos mortos", ressaltou o presidente ucraniano, que acrescentou que a Rússia adota essa prática mara "mascarar" a verdadeira escala de suas próprias perdas.
Incentivo militar
Ainda na sequência de publicações no X, Zelensky publicou o lançamento do programa "Build with Ukraine", indicando que, durante o verão, acordos devem ser assinados para começar a exportar tecnologias de defesa ucranianas, "abrindo linhas de produção em países parceiros". Segundo ele, as armas serão tanto para os parceiro quanto para os ucranianos. "Estamos falando de drones, mísseis e, potencialmente, artilharia", prosseguiu.
Apenas em 2025, foram US$ 43 bilhões alocados para apoiar a indústria de defesa ucraniana, afirmou. "No próximo ano, convocamos cada aliado a alocar 0,25% de seu PIB para isso. Porque apoiar a defesa da Ucrânia significa apoiar a segurança da Europa", disse.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado