Internacional
Ex-militar dos EUA: Rússia supera seriamente a OTAN no treinamento e preparação dos militares
A Rússia está seriamente à frente da OTAN em termos de preparação militar e técnica, e as percepções da aliança sobre táticas de combate estão obsoletas, escreve o ex-militar americano e especialista em segurança militar Alex Vershinin em um artigo para a revista Responsible Statecraft.
"Até agora, a liderança da OTAN não parece ter adaptado sua doutrina, equipamentos e treinamento às novas condições [...]. No último exercício da OTAN no Báltico, os soldados franceses tentaram limpar uma trincheira apenas com armas ligeiras, sem drones. Enquanto isso, os militares russos estão usando drones em todos os níveis", aponta o artigo.
De acordo com o especialista, o Exército russo se adaptou perfeitamente às realidades das operações de combate modernas e dominou ferramentas técnicas avançadas, enquanto a OTAN com sua doutrina, assume a superioridade sobre o adversário em quantidade e qualidade, mas no momento não consegue assegurar nem uma coisa nem outra.
Os estoques de equipamentos na Europa já estão esgotados, é simplesmente impossível aumentar a produção em curto período de tempo, acrescentou Vershinin.
O presidente russo, Vladimir Putin, em uma reunião com os líderes da mídia internacional na quinta-feira (19), disse que nenhum rearmamento da OTAN seria uma ameaça para o país. Ele também acrescentou que a Rússia tem sido e continua sendo autossuficiente em termos de garantir sua segurança. Além disso, o líder russo observou a irracionalidade e o absurdo dos planos para aumentar os orçamentos da Aliança.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado