Internacional
Irã ainda tem mísseis avançados e capacidade de interceptação do Domo de Ferro caiu de 90% para 65%
Uma alta autoridade do serviço de inteligência de Israel afirmou nesta quinta-feira (19) que mesmo com o ataque surpresa realizado na última semana, o Irã ainda possui estoques com mísseis avançados para serem usados nas represálias por longos períodos.
A fonte declarou ainda à emissora norte-americana NBC News que somente 65% dos mísseis iranianos foram interceptados pelo Domo de Ferro nas últimas 24 horas. No dia anterior, o índice era de quase 90%.
"Até ontem [quarta-feira, 18], recebíamos um aviso antecipado de cerca de 10 a 11 minutos antes dos mísseis caírem. Mas nesta manhã, foram seis ou sete minutos. Isso indica que os mísseis provavelmente eram muito mais rápidos que os anteriores. Mais importante ainda, os iranianos têm um sistema de navegação para a fase final do ataque, o que os ajuda a ser muito precisos e a atacar exatamente os alvos desejados — como o hospital em Beersheba", afirmou.
Além disso, a fonte enfatizou que o Irã tem adotado uma "paciência estratégica" durante as retaliações.
Por fim, a autoridade israelense pontuou que o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu subestimou a capacidade de resposta do Irã, que "tem a determinação e a capacidade de continuar e sustentar os ataques, portanto devemos ser muito mais cautelosos ao falar sobre o colapso iminente do regime — o que está longe de ser verdade".
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado