Internacional
Israel ataca Iêmen para atingir líderes houthis em reunião secreta, dizem fontes

Em meio às tensões com o Irã, Israel lançou neste sábado (14) um ataque aéreo contra a capital do Iêmen, Saná, para atingir um encontro secreto de lideranças dos houthis. A informação foi divulgada pelo alista Barak Ravid, do portal Axios, que citou um alto funcionário israelense.
O principal objetivo do bombardeio era eliminar o principal comandante militar dos houthis. De acordo com uma fonte próxima aos houthis ouvida pela agência Xinhua, ação militar teve como alvo uma casa no sul de Saná, onde ocorria a reunião de alto escalão do movimento.
A residência foi rapidamente cercada por forças de segurança houthi, enquanto ambulâncias chegavam ao local. Moradores relataram ter visto pelo menos dez corpos carbonizados.
Informações divulgadas pela mídia local indicam que o encontro era presidido por Mahdi al-Mashat, chefe do Conselho Político Supremo, e por Abdulkarim al-Gumari, chefe do Estado-Maior das forças houthis. Até o momento, o grupo não emitiu nenhum comunicado oficial sobre o incidente.
Tensões com Israel após conflito em Gaza
Desde novembro de 2023, os houthis vêm realizando ataques contra Israel em apoio ao povo palestino, que enfrenta uma das piores crises humanitárias da história por conta da guerra na Faixa de Gaza. Além disso, o grupo condenou fortemente os ataques israelenses contra o Irã e prometeu intensificar lançamentos de mísseis de longo alcance contra alvos israelenses.
A ação israelense marca uma escalada significativa no confronto indireto entre Israel e forças apoiadas pelo Irã em diferentes partes do Oriente Médio.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira