Internacional
Itamaraty avalia tirar comitiva de políticos brasileiros em Israel pela Jordânia
O Ministério das Relações Exteriores afirmou, em nota publicada neste sábado (14), que está acompanhando a situação dos prefeitos brasileiros que estão em Tel Aviv e que estuda a possibilidade de retirar a comitiva por meio da fronteira com a Jordânia.
Pelo menos 41 autoridades brasileiras, entre prefeitos, vice-prefeitos e entrevistados, estão presos em Israel após a escalada de ataques entre o país e o Irã.
O Itamaraty garantiu que está em contato com o Ministério das Relações Exteriores israelenses para que ambos os grupos tenham garantias de segurança e possam retornar ao Brasil assim que as condições permitirem. A chancelaria brasileira pede, inclusive, atenção prioritária aos membros da comitiva.
Até o momento, segundo o Itamaraty, autoridades israelenses têm aconselhado a permanência no país, "até que as condições permitam qualquer deslocamento desses grupos por via aérea ou terrestre".
Uma das alternativas estudadas para retirar as autoridades de Israel estudada pelo MRE brasileiro é a saída pela Jordânia, assim que as condições permitirem.
O grupo de políticos brasileiros está em Israel à convite do governo local para a Expo Muni, evento sobre novas tecnologias para a gestão pública, prevista para ocorrer entre os dias 17 e 19 de junho.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado