Internacional
Diretor da AIEA confirma radiação controlável com medidas de proteção no interior de Natanz
O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, disse que há contaminação radiológica e química dentro das instalações nucleares em Natanz, localizada no Irã.
"O tipo de radiação presente no interior da instalação, principalmente partículas alfa, é controlável com medidas adequadas de proteção contra radiação", afirmou Grossi, em declaração preparada para sua participação no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e publicada no site da AIEA. Uma reunião emergencial do CS da ONU foi convocada nesta sexta-feira para discutir o recrudescimento das tensões no Oriente Médio após ataques de Israel ao Irã. A reunião foi suspensa há pouco.
A AIEA estava recebendo informações das autoridades iranianas sobre ataques à usina de enriquecimento de combustível de Fordo e a instalação em Isfahan, onde estão localizadas uma fábrica de placas de combustível, uma usina de produção de combustível, uma unidade de conversão de urânio e uma usina de pó de dióxido de urânio (UO2) enriquecido, disse Grossi.
Grossi disse que a agência não tinha informações suficientes, mas observou que havia atividade militar ocorrendo ao redor das instalações.
"Todos esses acontecimentos são profundamente preocupantes. Tenho afirmado repetidamente que instalações nucleares jamais devem ser atacadas, independentemente do contexto ou das circunstâncias, pois isso pode prejudicar tanto as pessoas quanto o meio ambiente", afirmou.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado