Internacional
Diretor da AIEA afirma que níveis radioativos se mantêm estáveis após ataque de Israel contra o Irã
O diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, informou nesta sexta-feira (13) que os níveis radioativos da usina nuclear de Natanz, ao sul de Teerã, capital do Irã, continuam estáveis após o ataque de Israel.
Segundo Grossi, existe uma contaminação presente dentro da instalação, mas que pode ser controlada com as devidas ações de proteção.
"Os níveis de radiação fora da instalação da Natanz continuam inalterados. O tipo de contaminação radioativa presente dentro da instalação, especialmente de partículas alfa, pode ser administrado com as devidas ações de proteção", destacou Grossi ao serviço de notícias da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica).
Horas antes, Israel lançou um ataque denominado de operação Rising Lion (Leão em Ascensão, em tradução livre), durante a madrugada desta sexta, em Teerã, ainda noite de quinta-feira (12) no Brasil.
Segundo a agência de notícias Fars, ao menos 78 pessoas morreram e outras 329 ficaram feridas no ataque contra áreas residenciais em Teerã, capital do Irã.
As autoridades israelenses afirmaram que a operação foi uma medida preventiva porque, segundo a inteligência de Israel, o Irã havia avançado rapidamente na aquisição de armas nucleares. O líder supremo iraniano, Ali Khamenei, classificou os ataques como um crime e prometeu que Israel enfrentaria um "destino amargo e terrível".
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado