Internacional
Comandante da Guarda Revolucionária do Irã é morto após ataque israelense em Teerã, diz mídia
O comandante do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica, Hossein Salami, morreu em decorrência dos ataques de Israel a Teerã nesta quinta-feira (12), informou a agência estatal iraniana Tasnim. A entidade militar é considera a elite das Forças Armadas do Irã.
"O general de divisão e comandante do CGRI, Hossein Salami, morreu em consequência do ataque israelense ao quartel-general da Guarda Revolucionária em Teerã", diz o comunicado.
Mais cedo, o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF) informou que o setor aéreo israelense realizava ataques no Irã contra dezenas de alvos supostamente ligados ao programa nuclear e a instalações militares, incluindo comandantes.
Conforme a Tasnim, a ação também provou a morte de dois físicos nucleares do país: Mohammad Mehdi Tehranchi e o ex-chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Fereydoon Abbasi.
De acordo com o jornal Times of Israel, os militares israelenses acreditam que a operação contra o programa nuclear iraniano deve durar vários dias. Diante do ataque, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, declarou estado de emergência em todo o território israelense.
A imprensa iraniana relata pelo menos seis explosões em Teerã e outras províncias do país. A situação levou ao fechamento do espaço aéreo e há relatos de que bairros residenciais foram atingidos na capital iraniana.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que Washington não participou dos ataques israelenses ao território iraniano, mas foi informado previamente por Israel, que, segundo ele, classificou a ação como "necessária para autodefesa".
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado