Internacional
Irã não pretende desenvolver armas nucleares, afirma presidente
O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou nesta quinta-feira (12) que o país não pretende desenvolver armas nucleares, apesar da resolução anti-Irã votada pelo Conselho de Governadores da AIEA.
Em nota publicada pela agência de notícias oficial do Irã, SNN, Pezeshkian declarou que a ação da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) não deve desviar o país do "caminho que deseja seguir".
"Estas resoluções adotadas pela AIEA contra nós, estas resoluções e discussões, não podem nos desviar do verdadeiro caminho que desejamos seguir. Não buscamos e nunca buscaremos criar armas nucleares."
O Ministério das Relações Exteriores e a Organização para a Energia Atômica do Irã condenaram a resolução do Conselho de Governadores da AIEA, segundo a qual o país do Oriente Médio não cumpriria completamente as obrigações na esfera nuclear.
A Rússia criticou a medida da agência, alegando falta de compromisso ocidental com o acordo nuclear e classificando a decisão como desequilibrada e motivada politicamente.
"A resolução anti-iraniana foi adotada no Conselho de Governadores da AIEA por 19 votos a favor. Três países [Burkina Faso, China e Rússia] votaram contra. Onze governadores se abstiveram. Portanto, a resolução não obteve apoio amplo e convincente", disse o representante russo Mikhail Ulyanov no X.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado