Internacional
Conselho da AIEA adota resolução anti-Irã por pequena maioria, diz enviado russo
A AIEA aprovou, nesta quinta-feira (12), uma resolução contra o Irã com apoio limitado. A Rússia criticou a medida, alegando falta de compromisso ocidental com o acordo nuclear e classificando a decisão como desequilibrada e politicamente motivada.
O Conselho de Governadores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) adotou uma resolução anti-Irã por pequena maioria, afirmou o representante permanente da Rússia junto às Organizações Internacionais em Viena, Mikhail Ulyanov, nesta quinta-feira.
"A resolução anti-iraniana foi adotada no Conselho de Governadores da AIEA por 19 votos a favor. Três países [Burkina Faso, China e Rússia] votaram contra. Onze governadores se abstiveram. Portanto, a resolução não obteve apoio amplo e convincente", disse Ulyanov em sua conta no X.
Ele também destacou as demandas unilaterais do Ocidente para o Irã sob o acordo nuclear durante a discussão no Conselho de Governadores da AIEA na quarta-feira (11). Em particular, eles exigiram que o Irã retornasse ao cumprimento integral do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA), enquanto eles próprios não demonstraram intenção de cumprir o JCPOA em termos de suspensão das sanções, disse o diplomata russo.
Na segunda-feira (9), teve início a sessão de junho do Conselho de Governadores da AIEA, na sede da ONU em Viena. O evento durará cinco dias, até sexta-feira (13), inclusive. Além da situação em torno do programa nuclear iraniano, os participantes discutirão a aplicação de salvaguardas na Coreia do Norte, o monitoramento da situação na Síria, o fortalecimento dos controles nucleares pela Agência de Controle de Armas Nucleares, no âmbito da aliança trilateral entre Austrália, Reino Unido e Estados Unidos (AUKUS), bem como questões de segurança nuclear na Ucrânia.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado