Internacional
Trump acredita na possibilidade de concluir acordo nuclear com o Irã, diz mídia
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse durante telefonema com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu que acredita na possibilidade de concluir um acordo nuclear com o Irã e se opõe ao uso de ações militares no momento, informou o portal de notícias Axios, citando autoridades israelenses e norte-americanas.
Na segunda-feira (9), Trump disse que teve uma conversa telefônica com Netanyahu, durante a qual as partes discutiram o Irã e uma série de outros assuntos.
Netanyahu, por sua vez, observou a necessidade de demonstrar uma ameaça militar ao Irã, informou a mídia norte-americana na terça-feira (10).
"Trump não pareceu convencido por esse raciocínio", disse uma autoridade israelense, segundo o portal de notícias.
Desde o dia 12 de abril, o Irã e os EUA realizaram cinco rodadas de negociações indiretas mediadas por Omã. A última rodada ocorreu em 23 de maio. As negociações começaram depois que Trump enviou uma carta ao líder supremo do Irã, Ali Khamenei, no início de março, oferecendo um novo acordo sobre o programa nuclear da república islâmica e ameaçando-o com força militar caso os esforços diplomáticos fracassassem. O Irã rejeitou negociações diretas, mas concordou com um diálogo indireto.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Esmaeil Baqaei, afirmou em um comunicado na terça-feira que a sexta rodada de negociações indiretas entre o Irã e os Estados Unidos está planejada para ser realizada na capital omanense, Mascate, no dia 15 de junho.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado