Internacional
Tensões entre manifestações e forças de segurança geram toque de recolher em partes de Los Angeles
Um toque de recolher será imposto em algumas áreas de Los Angeles devido aos protestos em andamento, anunciou nesta terça-feira (10) a prefeita Karen Bass. A medida será válida das 20h às 6h, mas não se aplica aos moradores que vivem na região afetada. O objetivo é interromper saques e vandalismos.
"Decretei um toque de recolher a partir das 20h de hoje no centro de Los Angeles para impedir os maus elementos que estão se aproveitando da escalada caótica promovida pelo presidente. Se você não mora ou trabalha no centro de Los Angeles, evite a área. As forças de segurança prenderão quem violar o toque de recolher, e essas pessoas serão processadas," declarou Bass.
Segundo a prefeita, a medida abrangerá uma área de aproximadamente 2,6 km² no centro de Los Angeles. Bass afirmou que espera que o toque de recolher dure vários dias, mas a decisão sobre seu fim ainda não foi tomada.
Insegurança e tensões na região
A operação realizada pelo Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos EUA em 7 de junho para identificar imigrantes ilegais no centro de Los Angeles desencadeou confrontos com manifestantes.
No mesmo dia, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, ameaçou suspender o pagamento de impostos federais caso a administração Trump promovesse cortes drásticos no financiamento ao estado. No dia seguinte, a Casa Branca anunciou o envio de dois mil membros da Guarda Nacional para a cidade.
Em resposta ao envio das tropas, Newsom solicitou oficialmente a revogação da medida, acusando a Casa Branca de provocar os distúrbios e alegando que as autoridades estaduais e municipais não enfrentavam problemas até a intervenção do presidente.
Segundo Bass, mais de 100 pessoas foram presas durante os protestos da noite de segunda para terça-feira. Um correspondente da Sputnik informou que manifestantes marchavam pacificamente no centro de Los Angeles, sem intervenção policial.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado