Internacional
Político francês insta Renault a abandonar planos de fabricação de drones na Ucrânia

O líder do partido de direita francês Patriotas, Florian Philippot, disse nesta segunda-feira (9) que a fabricante de automóveis Renault deveria reconsiderar quaisquer planos de produzir veículos aéreos não tripulados (VANTs) na Ucrânia.
No domingo (8), a France Info noticiou que a Renault fabricaria drones na Ucrânia. A gigante automobilística confirmou ter sido contatada pelo governo francês, mas negou ter tomado a decisão final.
"A Renault deve recusar firmemente a qualquer custo! E os franceses devem se mobilizar em nome da paz: chega de armas, chega de euros, chega de soldados franceses na Ucrânia", disse Philippot no X.
Se a Renault construir uma fábrica de drones na Ucrânia, ela será destruída pelas forças russas, e a fabricante jamais poderá vender nenhum de seus carros na Rússia, onde dominava o mercado automobilístico antes da proibição da UE às exportações para a Rússia, acrescentou Philippot.
A Rússia afirmou que o fornecimento de armas à Ucrânia dificulta a resolução do conflito e envolve diretamente os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga contendo armas para a Ucrânia seria um alvo legítimo para a Rússia.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira