Internacional
Ataque contra Uribe pode envolver de execução a rixas políticas
Governo investiga atentado; estado de senador segue gravíssimo
As autoridades colombianas avaliam três principais hipóteses sobre os motivos do atentado contra o senador e pré-candidato à presidência do país Miguel Uribe, que está internado em estado "gravíssimo" após ser baleado em um comício no último sábado (7).
As suspeitas levantadas envolvem desde tentativa de execução até rixas políticas.
De acordo com o ministro da Defesa, Pedro Sánchez, "foram avaliadas várias hipóteses sobre o motivo pelo qual este ataque foi realizado", e "nenhuma delas pode ser determinada ou negada".
"Podemos reagrupá-las em três grandes categorias: se foi uma forma para se livrar de Miguel Uribe Turbay; ou porque ele é um político e por tudo o que diz respeito a seu partido; ou se foi uma tentativa de desestabilizar o Executivo por meio de ataques a membros que pensam diferente deste governo", afirmou Sánchez à imprensa após reunião extraordinária do Conselho de Segurança na noite de domingo (8).
Uribe, membro do Centro Democrático, o principal partido de oposição ao presidente progressista, Gustavo Petro, está em estado gravíssimo após passar por duas neurocirurgias. Seu suposto agressor é um menor de 15 anos que foi detido com um revólver depois de o político ter sido atingido por dois tiros na cabeça e um na perna.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado