Internacional
Colômbia: Miguel Uribe segue em estado grave e Gustavo Petro cobra apuração do atentado

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, comandou neste domingo (8) uma reunião do Conselho de Paz e Segurança para discutir o ataque ao senador Miguel Uribe Turbay, baleado no sábado (7) durante um evento político em Bogotá. O senador, que é pré-candidato à presidência pelo partido de direita Centro Democrático, segue internado em estado grave na Clínica Fundación Santa Fe.
Após encontro com o prefeito da capital, Carlos Galán, e a cúpula militar, Petro afirmou que a prioridade é identificar todos os envolvidos no atentado, incluindo mandantes. O governo também vai apurar possíveis falhas na segurança do parlamentar. Devido à gravidade do caso, Petro cancelou uma viagem à França.
A Procuradoria informou que Uribe foi atingido por dois tiros. Um adolescente de 15 anos foi detido no local com uma arma. Ele também foi ferido e está sob custódia. Duas outras pessoas ficaram feridas. Mais de 100 agentes participam da investigação. O atentado provocou reações de todo o espectro político. Autoridades e partidos pedem moderação no debate e sugerem a suspensão das campanhas eleitorais. A presidência afirmou que o país "não pode tolerar mais polarização".
Líderes internacionais também se manifestaram. O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, condenou o ataque e cobrou moderação do governo colombiano. A União Europeia (UE), o Chile e o Equador expressaram solidariedade à família do senador. A eleição presidencial na Colômbia está marcada para maio de 2026. Fonte: Associated Press.
*Tradução assistida por IA e revisão da Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira