Internacional
Miguel Uribe, candidato à presidência da Colômbia, sofre tentativa de assassinato; governo condena
Miguel Uribe, candidato presidencial pelo Centro Democrático, foi vítima de um ataque durante um evento político na cidade de Fontibón, localizada em Bogotá, capital colombiana.
O partido de Uribe condenou o ataque em um comunicado e pediu às autoridades que esclareçam os eventos e prendam os responsáveis.
"Rejeitamos veementemente este ataque, que não só coloca em risco a vida de um líder político, mas também mina a democracia e a liberdade na Colômbia", diz o boletim da associação política.
O governo liderado pelo presidente Gustavo Petro também expressou que "rejeita categoricamente e energicamente" o ataque contra o candidato presidencial em Bogotá.
"Este ato de violência é um ataque não apenas à integridade pessoal do senador, mas também à democracia, à liberdade de pensamento e ao exercício legítimo da política na Colômbia", diz o comunicado do governo nacional.
Suspeito preso
O homem que atirou em Miguel Uribe foi preso, informou o prefeito de Bogotá. O prefeito Carlos Galán anunciou nas redes sociais que o senador e candidato à presidência está recebendo atendimento de emergência após ser baleado durante um evento na cidade de Fontibón.
"Toda a rede hospitalar de Bogotá está em alerta caso seja necessária uma transferência", escreveu a autoridade em uma breve mensagem nas redes sociais.
O governo também expressou sua solidariedade à família da vítima, à sua equipe e aos seus colegas parlamentares. Apelou ainda a todos os setores do país para que repudiem qualquer forma de violência política.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado