Internacional
Trump afirma que pretende dobrar tarifas sobre o aço para 50%
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (30) que pretende dobrar as tarifas do aço de 25% para 50%.
"Vamos impor um aumento de 25%. Vamos passar de 25% para 50% nas tarifas sobre o aço importado para os Estados Unidos, o que vai proteger ainda mais a indústria siderúrgica nos Estados Unidos. Ninguém vai conseguir contornar isso", disse Trump durante um evento na Pensilvânia.
As tarifas sobre o aço e o alumínio estão em vigor desde o dia 12 de março, após decreto assinado pelo presidente americano.
Naquela ocasião, o Brasil, por meio do Itamaraty, informou que lamentava a decisão dos EUA, que também cancelou os acordos vigentes com o Brasil no setor, e informou que avaliaria "todas as possibilidades de ação no campo do comércio exterior".
Em 2024, o Brasil foi o segundo maior fornecedor de metais para os EUA, vendendo 4,08 milhões de toneladas no acumulado do ano, ou 15,5% do total importado pelos Estados Unidos — um montante equivalente a US$ 2,99 bilhões (cerca de R$ 16,8 bilhões).
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados