Internacional
China revela 1º sistema de IA do mundo para distinguir armas nucleares reais de falsas, diz mídia
Cientistas chineses criaram um sistema de inteligência artificial (IA) capaz de distinguir ogivas nucleares reais de ogivas não nucleares, relata o jornal South China Morning Post.
O jornal destaca que este fato marca a primeira solução do mundo baseada em IA para verificação e controle de armas.
"Uma rede de aprendizagem profunda de muitas camadas foi treinada em padrões de fluxo de nêutrons, alcançando uma precisão extremamente alta na distinção de ogivas reais", ressalta a publicação.
O jornal observa que os cientistas usaram simulações de Monte Carlo para criar milhões de componentes nucleares virtuais, alguns contendo urânio militar, outros mascarados com chumbo ou materiais de baixo enriquecimento.
Neste contexto, sublinha o artigo, para evitar que a IA acessasse diretamente as informações ultrassecretas do projeto de armas nucleares, uma parede de polietileno de 400 furos foi erguida entre o sistema de verificação e a ogiva real, criptografando os sinais de nêutrons e mascarando a geometria da ogiva, mas permitindo a passagem das assinaturas de radiação.
Dessa forma, o sistema pode testar a capacidade de reação em cadeia, que é a essência de uma arma nuclear, sem revelar detalhes do projeto.
"A IA não sabe nada sobre a engenharia da ogiva, mas ainda pode determinar a autenticidade por meio de sinais de radiação parcialmente obscurecidos", enfatiza o jornal.
Assim, finaliza o artigo, para garantir a transparência das auditorias, a IA pode ser codificada, treinada e verificada conjuntamente pelas partes auditora e auditada.
l
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados