Internacional
Teerã e Washington ainda não estão próximos de um acordo nuclear, diz ministro iraniano
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, disse, através de uma publicação nas redes sociais, que Teerã e Washington ainda não estão perto de chegar a um acordo sobre o programa nuclear iraniano.
"A mídia está especulando sobre um acordo iminente entre Irã e EUA. Não tenho certeza se já chegamos lá", escreveu Araghchi no X.
O chanceler afirmou que o Irã é sincero sobre uma solução diplomática que satisfaça todas as partes, mas é necessário um acordo que "encerre totalmente todas as sanções e defenda os direitos nucleares do Irã — incluindo o enriquecimento [de urânio]".
O Irã e os Estados Unidos, com a mediação de Omã, realizaram cinco rodadas de negociações indiretas sobre a questão nuclear iraniana. A última delas ocorreu em Roma, no dia 23 de maio. Após as negociações, Araghchi anunciou mecanismos propostos por Omã que poderiam ajudar a remover obstáculos ao progresso das negociações. Tal progresso, disse o ministro iraniano, é possível em uma ou duas rodadas.
Ao mesmo tempo, as contradições entre as partes se intensificaram antes da quinta rodada. Assim, antes das negociações, os Estados Unidos exigiram que o Irã abandonasse o enriquecimento de urânio; o lado iraniano rejeitou tais exigências, indicando que as partes não conseguiriam chegar a um acordo se os Estados Unidos insistissem que Teerã abandonasse a tecnologia de enriquecimento.
Apesar da postura irredutível num primeiro momento, o Irã admitiu a possibilidade de reduzir o nível de enriquecimento de urânio e também falou sobre sua disposição de permitir maior controle sobre suas atividades nucleares, a fim de demonstrar a natureza pacífica do seu programa nuclear.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados