Internacional
Palestinos são mortos a tiros perto de local de ajuda humanitária em Gaza, reporta mídia
Três palestinos foram mortos a tiros e dezenas ficaram feridos por militares israelenses perto de um ponto de distribuição de ajuda humanitária administrado pelos Estados Unidos no sul da Faixa de Gaza, informou a mídia palestina.
Na terça-feira, a mídia estatal israelense noticiou que o Hamas tentou impedir que moradores de Gaza chegassem aos pontos de distribuição de ajuda humanitária. As autoridades de Gaza negaram os relatos, afirmando que grupos palestinos não estavam bloqueando o acesso aos locais de distribuição.
Segundo a emissora, outros 46 ficaram feridos por tiros israelenses perto de um centro de distribuição de ajuda alimentar, operado por uma empresa americana, no oeste de Rafah.
A mídia israelense noticiou que o caos se instalou na terça-feira, quando milhares de palestinos correram para o centro de distribuição de ajuda humanitária em Rafah, no primeiro dia de operação como parte de um novo mecanismo de distribuição de ajuda. Forças israelenses teriam aberto fogo para controlar a multidão.
A campanha militar israelense foi desencadeada após o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, que resultou na morte de cerca de 1.200 pessoas em Israel e no sequestro de mais de 250 reféns. Desde então, o conflito se intensificou, com consequências devastadoras para a população civil palestina.
Segundo autoridades de saúde de Gaza, mais de 53.900 palestinos já morreram desde o início do conflito, sendo em sua maioria mulheres e crianças. A destruição generalizada da infraestrutura e os bloqueios têm agravado a crise humanitária, com organizações alertando para a disseminação de desnutrição severa entre os habitantes da Faixa de Gaza.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados