Internacional
Coreia do Norte diz que sistema antimíssil Cúpula de Ouro dos EUA representa ameaça
O Instituto para Assuntos dos EUA do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte qualificou o novo sistema antimíssil Cúpula de Ouro anunciado pelos Estados Unidos de ameaça à segurança dos países adversários de Washington, relata a agência de notícias norte-coreana KCNA.
Segundo destaca a notícia, o sistema não se destina à defesa, mas ao ataque.
Anteriormente, o presidente estadunidense Donald Trump anunciou que as autoridades americanas escolheram a arquitetura de seu sistema antimíssil Cúpula de Ouro, que custará ao país cerca de US$ 175 bilhões (R$ 990 bilhões). O líder americano detalhou que o sistema incluiria sistemas terrestres, marítimos e espaciais. Seu comissionamento é esperado antes do final de seu segundo mandato.
"A implantação do novo sistema de defesa antimíssil dos EUA é uma 'iniciativa ameaçadora' muito perigosa, destinada a ameaçar a segurança estratégica daqueles países com capacidade nuclear que lhes são hostis [...] o plano para instalação do sistema antimíssil Cúpula de Ouro [...] não é uma 'medida defensiva' para responder à 'ameaça' de outrem, mas um cenário de guerra nuclear no Espaço", detalha o KCNA com referência ao memorando do Instituto.
De acordo com o referido instituto norte-coreano, a Cúpula de Ouro é "mais uma" tentativa de militarização do Espaço pelos EUA, que só pode ser enfrentada por meio de um "aumento simétrico de forças superiores".
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados