Internacional
Papa Leão XIV toma posse oficialmente como bispo de Roma
Baixar
Eleito em 8 de maio, o papa Leão XIV tomou posse da Cátedra do Bispo de Roma, nesse domingo (25), na Basílica de São João de Latrão, a mais antiga das seis basílicas papais do mundo.


De acordo com o Vaticano, esse gesto, realizado na Arquibasílica construída há mais de 1,7 mil anos, é um dos mais importantes do início de um pontificado. Leão XIV sentou-se na cadeira papal e uma representação da Igreja romana prestou a ele obediência.
Roma é considerada a sede da cátedra do Apóstolo Pedro, porque foi lá que Pedro foi martirizado. A cátedra dá o sentido de unidade da Igreja, conduzida pelos sucessores de Pedro, que são os papas.
O domingo continuou intenso para Leão XIV. Antes da posse, ele já havia rezado com milhares de fiéis na Praça São Pedro. Depois, recebeu uma homenagem do prefeito da capital, Roberto Gualtieri.
Depois da formalidade da posse, Leão XIV ainda visitou pela segunda vez a Basílica de Santa Maria Maior. No último dia 10, o líder da Igreja Católica já havia estado no local para rezar diante do túmulo do papa Francisco. O novo papa repetiu o gesto nesse último domingo.
Antes de encerrar o dia e deixar a Basílica, Leão XIV saudou novamente os fiéis reunidos na praça.
Internacional São Luís 26/05/2025 - 14:13 Sâmia Mendes / Edgard Matsuki Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional Papa Leão XIV posse Bispo de Roma segunda-feira, 26 Maio, 2025 - 14:13 1:37
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados