Internacional
Mídia: Construção de 6 fragatas para a Marinha alemã é adiada para 2030
A conclusão da construção de seis fragatas da classe F126 para a Marinha da Alemanha foi adiada para pelo menos 2030, informou a mídia alemã. Expectativa é que primeiro navio fosse entregue em 2028.
A Marinha alemã encomendou as quatro primeiras fragatas em 2020 e mais duas em junho de 2024 à construtora naval holandesa Damen Naval, por um total de cerca de € 9 bilhões (R$ 57,7 bilhões).
Entretanto, o jornal alemão Kieler Nachrichten (KN), citando fontes, diz que a previsão de comissionamento está para 2030.
Segundo a publicação, a construtora holandesa está insatisfeita com os termos do contrato, segundo os quais pelo menos 70% do pedido deve ser concluído em estaleiros alemães. No entanto, nem os representantes da Marinha alemã nem a construtora naval estão dispostos a comentar abertamente sobre as dificuldades que surgiram ou a indicar novas datas exatas para a conclusão da construção, informou o jornal.
A Damen anunciou um atraso na entrega do primeiro navio. Segundo a Bundeswehr (Forças Armadas da Alemanha), a contratada está trabalhando em um plano geral de projeto revisado e confiável com seus subcontratados.
A Marinha alemã, segundo dados do site da Bundeswehr, conta atualmente com 11 fragatas. Quatro delas pertencem à classe F123 e foram lançadas entre 1994 e 1996. A previsão era de que fossem substituídas pelas novas fragatas da classe F126 após 2028, especificou o jornal.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados